Evento promovido pelo Instituto Atitude reuniu idosos para uma jornada de integração, cultura e lazer
Nesta quinta-feira (28), o Instituto Atitude, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), realizou o “Festival da Terceira Idade” na Estância Mel Roger, em Cuiabá. Nesta primeira edição, mais de 600 idosos do Projeto Qualidade de Vida foram atendidos.
O festival teve como objetivo proporcionar um dia de lazer aos idosos, favorecendo a integração e a socialização. Durante o evento, os participantes desfrutaram de um delicioso café da manhã, almoço, oficinas, além de receberem presentes. A animação ficou por conta da banda da Polícia Militar, que agitou o baile dedicado aos idosos.
Para a realização do evento, o Instituto Atitude buscou parceiros dentro do Fundo do Idoso, como a Águas Cuiabá e a Energisa, além de contar com uma emenda parlamentar. As parcerias foram fundamentais para o sucesso do evento. “Estamos imensamente gratos a todos os parceiros que se uniram a nós para tornar esse dia possível. Essa união faz toda a diferença na vida dos nossos idosos. É essencial trabalharmos juntos para garantir que esse público tenha não apenas um dia de lazer, mas também um espaço de acolhimento e respeito. Vamos continuar firmes nessa missão de promover a qualidade de vida na terceira idade!”, declarou a diretora do Instituto, Tereza Morockoski.
No encontro, foram reunidos idosos de diferentes bairros, como Jardim Vitória e Jardim União para as festividades. Jerônimo Urei, presidente do Comdipi, destacou que o evento integrou idosos atendidos por todas as associações que fazem parte do Projeto Qualidade de Vida, como a Associação de Idosos Menino Jesus e a Associação Mato-grossense Pró-Idosos, Associação Coração de Mãe, Associação do Instituto Atitude, entre outras. “Este momento é único para muitos idosos, especialmente aqueles que vivem em bairros que estão distantes dos centros de convivência”, ressaltou e alertou para a carência de atividades para idosos em várias regiões de Cuiabá.
De acordo com Lucimara Antonia Rodrigues, presidente da Associação de Idosos Menino Jesus do Jardim Vitória, esta ação é a mais aguardada pelos idosos. “Desde 2017, nossa associação participa dessas atividades e percebemos a expectativa deles para o Festival. O fato deles estarem participando ao longo do ano todo, vemos uma melhora no engajamento de todos em relação aos seus direitos e na saúde”, declarou.
A dona Maria Rosa compartilhou sua alegria ao participar de diversas atividades, destacando a oficina de pintura como a sua favorita: “Foi um momento muito bom. É muito melhor do que ficar em casa”, afirmou.
Com a expectativa de um 2025 repleto de atividades, os idosos saíram da confraternização renovados e otimistas quanto à continuidade do Projeto Qualidade de Vida. Durante o encontro, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) reafirmou seu compromisso em assegurar que todos os idosos em Cuiabá tenham acesso a seus direitos e a serviços que promovam qualidade de vida e bem-estar. A iniciativa busca criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor, destacando a importância do respeito e do cuidado com a população idosa da cidade.