A internet trouxe inclusão para todos nós e a nossa vida melhorou 100%’, conta idoso de comunidade ribeirinha

Com o celular em mãos, o senhor Francisco das Chagas Ferreira, de 72 anos, conta como é a vida dele agora que está inserido no mundo digital. O idoso é morador da comunidade ribeirinha Araçá, em Porto Velho (RO). Através do programa Wi-Fi Brasil, do Ministério das Comunicações, ele hoje não dorme sem ler as notícias em tempo real .

“Com acesso à internet, pesquiso muito. Vou deitar 23h e fico até mais de 1h da manhã pesquisando. A internet trouxe inclusão para todos nós. Nossa vida melhorou 100% com essa antena digital. É através dela que temos contato com o outro lado do mundo. Nos comunicamos com familiares distantes e recebemos consultas sem precisar ir a tão longe”, disse.

O projeto leva internet para equipamentos públicos – como escolas e bibliotecas – e associações em áreas remotas do país, por meio de conexão por satélite.

O idoso diz que o acesso à internet o tirou do abismo que tinha para se informar das coisas. Antes, ele esperava jornais televisivos para saber algumas notícias no Brasil e no mundo. Hoje essa não é mais a realidade dele. Outra mudança significativa foi a conexão dele com os familiares.

Francisco mora em uma casa sob palafita, construída por ele e o filho. São construções sobre estacas de madeira muito utilizadas nas margens dos rios. As moradias são construídas para evitar inundações com as cheias dos rios. O local é acessado somente por meio de barco pelo rio Madeira.

“É gratificante ver a inclusão digital de pessoas idosas, como o senhor Francisco, que passam a compreender como a internet funciona e fazer um uso útil para o seu dia-a-dia. Nossa meta é levar infraestrutura de telecomunicações para todas as pessoas, principalmente as que mais precisam, para quem tenham acesso à internet”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Wi-Fi Brasil

O programa oferece conexão à internet em banda larga satelital de forma gratuita ao cidadão, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro. O programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, em locais não atendidos por prestadoras de serviço de internet.

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress