Mato Grosso realizou a captação de 36 órgãos em 2024

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) realizou a captação de 36 órgãos em 2024. Por meio da Central Estadual de Transplantes, foram captados 4 corações, 10 fígados e 22 rins entre janeiro e dezembro de 2024. Neste mesmo período, foram captadas 552 córneas e realizados 417 transplantes de córneas no Estado. 

Outros sete estados receberam os órgãos captados em Mato Grosso, sendo eles: Distrito Federal, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná. 

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou a importância das captações de órgãos mediadas pela Central Estadual de Transplantes.

“As captações órgãos realizadas em Mato Grosso salvam vidas em outros em estados do país e isso demonstra a grandiosidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os procedimentos, que vão desde o aceite da família até a compatibilidade do órgão, são feitos pelo SUS. Ficamos muito contentes de perceber que Mato Grosso tem expandido a sua atuação na área de captação e transplante de órgãos”, destacou o secretário. 

Em 2024 também houve o credenciamento do Hospital São Mateus, em Cuiabá, para a retomada dos transplantes renais no Estado. Atualmente, a unidade trabalha na construção da lista única de pessoas aptas para o transplante renal em Mato Grosso.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, destacou os avanços sentidos na área de captação e transplante de órgãos. 

“As equipes da Central Estadual de Transplantes trabalham na conscientização sobre o processo de doação de órgãos, na medida em que investem na criação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes dentro dos hospitais públicos e privados do Estado. Além disso, o Estado não mede esforços na realização dos transplantes de córneas e na retomada dos transplantes renais em Mato Grosso”, declarou.

As instituições autorizadas a realizarem transplantes em Mato Grosso são: o Hospital São Mateus (transplante renal), Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia (transplantes de córneas), Instituto de Visão (transplante de córneas) e Hospital de Olhos (transplante de córneas).

Atualmente Mato Grosso realiza transplantes de córneas e tecidos. Os pacientes que precisam de transplante de órgãos são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio (TFD) para outros Estados. Os gastos com locomoção e a ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente e acompanhante são pagos pela SES-MT.

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícia

BPC: o que muda com nova lei sancionada

Já está em vigor a Lei 15.077/24, que restringe o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O presidente Lula sancionou a lei com veto ao trecho que excluía o direito de pessoas com deficiência leve de receberem o benefício. Pela

Leia mais »
plugins premium WordPress