A ansiedade faz parte de nossas vidas. No entanto, alguns pensamentos que nos deixam ansiosos podem criar uma espiral até provocarem uma crise de ansiedade. Por isso, é importante tentar controlá-los antes que se desenvolvam demais.
O Brasil lidera o ranking mundial em casos de ansiedade, com cerca de 9,3% da população afetada, totalizando mais de 18 milhões de pessoas, segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da ONU.
A psicóloga britânica Sally Baker, que tem 20 anos de experiência, compara pensamentos perturbadores a sementes — e, infelizmente, as condições necessárias para que eles cresçam estão presentes em abundância em nossas mentes.
Segundo ela, quanto mais atenção você dá aos seus pensamentos ansiosos, mais você está dando a eles luz e alimento. Quando percebe que está entrando em uma espiral de ansiedade, é vital interromper seus pensamentos.
A especialista dá ensina algumas formas de interromper esse processo
- Você pode fazer um barulho, silenciosamente dentro da sua cabeça ou, se puder, em voz alta. Isso sinaliza que foi um pensamento inútil e o interrompe.
- Vá até uma janela ou porta e respire lenta e profundamente por várias respirações
- Suba um lance de escadas correndo
Se esses choques curtos e bruscos não forem suficientes para silenciar a angústia que atormenta sua cabeça, Baker oferece um plano de ataque mais intensivo, particularmente útil durante ou prestes a ter um ataque de pânico ou ansiedade — e todo o processo leva menos de 15 minutos.
O protocolo consiste em Identificar, Acalmar e Trocar.
- O primeiro passo é identificar o que está causando sua ansiedade e, ao mesmo tempo, anotar as emoções que está sentindo e entender onde essa ansiedade se localiza em seu corpo. Pergunte a si mesmo: está na sua cabeça, no maxilar, no pescoço, nos ombros, no coração, no peito, na barriga, nas pernas, na pele ou em vários desses lugares? O que você fez foi identificar as sensações em seu corpo associadas a essa ansiedade.
- É hora do segundo passo: acalmar. Baker orienta que se concentre em dois pontos e no espaço entre eles: encontre um único ponto à sua frente, de preferência na altura da cabeça (pode ser o topo de uma prateleira, o canto de um quadro ou um detalhe em um padrão dentro do seu campo de visão). Se concentrando em algo simples, a química da sua mente e do seu corpo se ajusta e muda. Após um momento observando o primeiro ponto, mude sua atenção para o segundo ponto que você escolheu, não muito distante do primeiro. Após observar dois pontos várias vezes e sentir seus níveis de estresse diminuírem, concentre-se no espaço entre eles — e no vazio. Quando você observa este espaço, você não está observando nada e a química do seu corpo segue a sua mente.
- A última etapa é trocar. Com sua mente agora mais tranquila, retorne ao pensamento exato com o qual começou e que estava lhe causando tanta ansiedade intensa. A antiga química de perturbação será substituída por uma nova química de calma que você gerou na etapa anterior.
Se algo diferente vier à mente em seu lugar, não entre em pânico, simplesmente repita o processo.
Fonte: O Globo



