6 passos para envelhecer melhor

A expectativa de vida está aumentando. A população 60+ duplicou no Brasil nas duas últimas décadas: somam 33 milhões de pessoas, equivalente a quase 16% da população. E a estimativa para 2050 é de que esse índice chegue a 30%.

Estamos vivendo mais, mas não estamos vivendo melhor.

— Embora a expectativa de vida média do brasileiro tenha chegado a 77 anos, a expectativa de vida saudável, livre de doenças, é de 57 anos. Hoje, em geral, as pessoas convivem com doenças e incapacidades nos últimos 20 anos de vida —, afirma a médica geriatra Ana Eduarda Tanios (@draanaeduardageriatra no Instagram), especialista em envelhecimento saudável.

Queremos mais anos de vida ou mais vida aos anos vividos? Viver ou sobreviver?

A ciência comprova que, adotando um estilo de vida saudável, podemos prevenir e tratar cerca de 80% das principais doenças crônicas, como cardiovasculares (infarto e AVC), diabetes, obesidade e vários tipos de câncer. Cerca de 50% dos casos de demência e doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, também podem ser prevenidas por hábitos saudáveis.

Mas não dá para esperar envelhecer: precisamos começar a nos cuidar melhor agora de quisermos viver mais e com qualidade. A seguir, a médica apresenta seis passos para chegar lá.

  1. Descascar mais e desembrulhar menos. Coma comida de verdade. A alimentação deve priorizar vegetais, frutas, grãos integrais (arroz integral, aveia, quinoa), feijões (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha) e gorduras boas (nozes, castanhas, abacate e azeite de oliva extravirgem). Evite produtos ultraprocessados, farinha branca e açúcar refinado.
  2. Mais movimento no dia a dia. — A cadeira é o novo cigarro: a cada hora sentado reduzimos nosso tempo de vida. Estudos mostram que caminhar entre 9 e 10 mil passos por dia reduz em 40% o risco de morte e em 20% o risco de infarto e AVC. Andar cerca de 4 mil passos por dia reduz 20% o risco de morte e 10% o risco de doença cardiovascular. Vamos andar mais? —, propõe Ana.
  3. Respirar para desestressar. O Brasil é o país mais ansioso do mundo e o 2º das Américas em depressão. O estresse crônico provoca inflamação sistêmica, que é a base das principais doenças e reduz a imunidade. Por outro lado, a respiração é uma ferramenta importante para reduzir o estresse e a ansiedade. Experimente: inspire fundo pelo nariz e solte o ar devagar pela boca, como se estivesse soprando um canudinho. Repita 4 vezes, sempre que se sentir nervosa ou ansiosa. Você também pode fazer essa respiração antes da reunião de trabalho, de comer e de dormir.
  4. Cuidar da qualidade do sono. Ter um sono restaurador é fundamental para a saúde física, mental e para criar uma reserva cognitiva (poupança de neurônios para evitar doenças neurodegenerativas). Como? Tire a TV do quarto e crie um ritual: não acesse o celular ou computador pelo menos uma hora antes de deitar (a luz reduz a produção de melatonina, o hormônio do sono), tome um chá de ervas (erva-cidreira, melissa, camomila) uma hora antes de dormir e, já na cama, faça a respiração que acalma.
  5. Cultive relacionamentos saudáveis. A solidão é um problema de saúde pública, reduz a imunidade e aumenta a mortalidade. Por outro lado, as conexões pessoais (com família, amigos) têm impacto fundamental para a saúde física e mental. Ligue para seus amigos, encontre-os, frequente lugares onde possa interagir com outras pessoas.
  6. Espiritualidade e propósito. A espiritualidade está associada a um aumento da expectativa de vida. Não importa a crença ou a religião, mas a busca de um sentido para a vida. Propósito é aquilo que nos motiva a levantar todos os dias. Não precisa ser algo único, revolucionário ou especial: pode estar na profissão, em uma causa social ou política, em um projeto criativo ou comunitário.

Fonte: Estadão

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress