Presidente do TSE incentiva votos de idosos: ‘Velhice não é antessala da morte’

A menos de um mês das eleições municipais, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmén Lúcia, está em campanha pelo voto de idosos.

A ministra afirmou que é necessário mudar a mentalidade sobre o voto não obrigatório.

“O voto é facultativo, não desimpedido. A democracia não tem idade, e velhice não é antessala da morte”, disse.

A ministra frisou que se trata de uma convocação positiva, porque a longevidade é uma realidade no país.

Segundo ela, há um grande número de pessoas com mais de 70 anos — idade em que o voto não é mais obrigatório — que estão na ativa, com possibilidade de ir às urnas e participar do processo democrático.

“Nesta eleição, investimos em melhoria da acessibilidade e também orientamos as equipes a ajudar os idosos na hora de ir pra cabine e de se locomover dentro das seções eleitorais”, pontuou.

“Temos candidatos de mais 80 aos, até de 90. E sei que temos eleitor também idoso, tão ativo quanto o candidato”, completou a presidente do TSE.

Carmén Lúcia deu um exemplo: “no Amazonas, temos eleitora de mais 114 anos; e o eleitor mais velho tem 109 anos. Esse eleitor foi no ano passado, aos 108 anos. Foi andando fazer a biometria para votar neste ano”.

A campanha para incentivar a votação de idosos será reforçada pela ministra e também fará parte de ações do tribunal, numa tentativa de mudar a mentalidade do país.

Pais que, embora entenda muito o candidato idoso, ainda não entende da mesma forma a importância e a necessidade do voto do eleitor idoso.

Fonte: G1

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem ser consultadas na Página do Participante, na internet. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  Segundo dados do balanço

Leia mais »
plugins premium WordPress