Promover ações de inclusão social dos idosos de Cuiabá é uma das propostas do candidato a prefeito da capital de Mato Grosso, Domingos Kennedy (MDB). Em reunião realizada com líderes comunitários das regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e zona rural, o postulante ao cargo de chefe do Executivo Municipal ouviu pedidos para que as iniciativas voltadas a esse público sejam ampliadas em sua possível gestão.
O candidato do MDB destacou que seu plano de governo prevê a implantação de uma série de medidas pensadas especificamente para atender as demandas dos idosos cuiabanos. Entre os projetos estão, por exemplo, a criação de um Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRSI), combate a desnutrição, a inclusão educacional como fonte transformadora e a melhoria na acessibilidade dos espaços públicos.
“Vamos garantir mais dignidade para essas pessoas que sempre contribuíram tanto com o desenvolvimento de nossa cidade. Cada uma delas, da sua maneira, fazem parte da história de Cuiabá. Nossas propostas são para assegurar que tenham acesso mais fácil às atividades de lazer, culturais, educativas, assim como aos programas na saúde que as ajudem a ter mais qualidade de vida”, disse Kennedy.
Além de políticas públicas para idosos, também foram debatidas propostas das áreas da saúde, educação, infraestrutura, mobilidade urbana, agricultura familiar, entre outras. Uma das presentes na reunião foi a dona Maria Estrela Simões, de 78 anos. Moradora do bairro Grande Terceiro, ela lidera um projeto que atende idosos da comunidade com atividades recreativas e assistenciais.
Ela explicou que o projeto existe desde 2011 e, atualmente, conta com quase 70 pessoas cadastradas. “Fazemos nossas reuniões pelo menos duas vezes na semana. É um grupo que tem crescido cada vez mais. O idoso é participativo e precisa de mais opções para se manter ativo, para ter um lazer, para se sentir bem. É importante que nossos governantes tenham essa preocupação”, disse.
Dona Estrela, como é chamada entre os amigos, disse que gostou do que ouviu do candidato do MDB. Para ela, o fato dele abrir espaço para ouvir líderes comunitários de todas regiões da cidade é um diferencial fundamental para quem pretende ser o prefeito. Segundo ela, a proximidade com aqueles que estão diariamente no bairro facilita na solução das demandas das comunidades.
“Vim nessa reunião e gostei muito. Achei o Kennedy muito franco. A equipe dele parece uma equipe bem engajada. Estou com confiança que ele vai ser um bom prefeito. Ele está levantando projetos, está ouvindo os líderes comunitários, ouvindo suas demandas e propostas. Acredito que vai conseguir colocar em prática muito do que foi debatido aqui”, completou dona Estrela.
De acordo com Kennedy, o público idoso terá uma atenção especial em sua gestão. “Todo mundo vai envelhecer um dia. Então, não podemos simplesmente deixar na vulnerabilidade o idoso, que não pode trabalhar mais, que está no seu momento de ter um conforto, de descansar. Meu compromisso é trabalhar com Assistência Social para não deixar isso acontecer”, afirmou Kennedy.