A oposição quer convocar para depor à CPMI do INSS o advogado Gilmar Stelo, ligado a Marcelo Oliveira Panella, chefe de gabinete de Carlos Lupi no ministério da Previdência Social.
Segundo sindicalistas, Panella teria exigido a contratação de uma consultoria como contrapartida para incluir entidades no cadastro de autorizadas pelo INSS a fazer os descontos, como revelou Malu Gaspar, em abril. O nome sugerido para assessorar foi o de Stelo.
Dirigentes sindicais também relataram que foram abordados pelo advogado, por indicação de Panella.
Deputados do Novo, capitaneados por Marcel van Hattem, apresentaram um requerimento para que o advogado esclareça se houve intermediação de contratos, cobrança de vantagens indevidas ou repasse de recursos a servidores e dirigentes públicos.
Segundo os parlamentares, a oitiva vai permitir compreender como ele teve acesso a informações sigilosas sobre o andamento de acordos e qual o papel desempenhado na articulação entre entidades e o INSS.
Isso porque, de acordo com trocas de mensagens, Stelo demonstrou ter acesso a informações internas da autarquia sobre o andamento de rescisões contratuais e negociações administrativas. Para os parlamentares, isso reforça a suspeita de intermediação indevida e possível uso de influência política junto à cúpula do ministério.
O depoimento do advogado também visaria apurar uma eventual participação de Panella e outros agentes da pasta nas tratativas.
Fonte: O Globo