Abilio Brunini, do PL, é eleito prefeito de Cuiabá no 2º turno

Abilio Brunini, do PL, foi eleito neste domingo (27) prefeito de Cuiabá (MT) para os próximos quatro anos com 171.324 votos, 53,80% dos votos válidos, conforme os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Abilio, que tem como vice a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa (Novo), também se candidatou à prefeitura de Cuiabá em 2020, mas foi derrotado. Em 2022, ele foi eleito deputado federal, e ficou conhecido por protagonizar confusões durante a CPI do 8 de janeiro na Câmara.

A eleição em Cuiabá teve 330.537 votos totais, o que inclui 4.852 votos brancos (1,47% dos votos totais), e 7.234 votos nulos ( 2,19%). A abstenção foi de 114.533 eleitores, 25,73% do total de aptos a votar nas Eleições 2024 na cidade.

No primeiro discurso após a vitória, Abilio Brunini prometeu priorizar a melhoria na Saúde de Cuiabá, além de avançar no diálogo com os demais Poderes.

Disputa no 2º turno

Abilio liderou a disputa à Prefeitura de Cuiabá desde o primeiro turno, quando teve 126.944 votos, 39,61% dos votos válidos.

No 2° turno, Abilio recebeu o apoio do governador Mauro Mendes (União), do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de igrejas e eleitores de direita.

O então candidato também ganhou força após cinco dos sete prefeitos do PL que disputavam a eleição nos maiores municípios do estado terem sido eleitos no 1° turno. Na Câmara Municipal, quatro do mesmo partido foram eleitos, sendo a esposa de Abilio, Samantha Iris (PL), a mais votada na capital.

Já para o adversário Lúdio, prevaleceu o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, e de sete ministros do governo federal.

O petista era o único do partido ainda na disputa por uma vaga no Executivo em Mato Grosso, já que nenhum candidato do PT foi eleito prefeito (a) no estado. Cuiabá também não teve vereador (a) do PT eleito para 2025.

Fonte: G1 MT

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress