Poder Judiciário e Energisa realizam palestra sobre meio ambiente e doação de mudas em Várzea Grande

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Programa Verde Novo, e a empresa concessionária Energiza realizaram, em parceria, palestras educativas sobre meio ambiente e energia elétrica, para alunos do Instituto Volei Kids, que estudam na Escola Municipal de Ensino Básico Júlio Corrêa, localizada no bairro Parque do Sabiá, em Várzea Grande. Também foi realizado o plantio de mudas no terreno da escola e distribuídas 150 mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado.

A engenheira florestal do Verde Novo, Rosiane Carnaíba, falou aos pequenos ouvintes sobre a importância da arborização urbana. “A ideia é conscientizar as crianças sobre os benefícios de se plantar árvores e, principalmente, da necessidade de termos cidades mais arborizadas para amenizar o calor e aumentar a umidade relativa do ar, que está muito baixa atualmente, em consequência da grande quantidade de incêndios florestais que estão ocorrendo nesse período.”

Rosiane contou que além da palestra, foi realizado o plantio de mudas de árvores “para incentivar as crianças a tomar gosto pelo plantar”. O palhaço Lelé Picolé Curimpampam, do Projeto Rebojando, reuniu a garotada para uma atividade lúdica. Ensinou as crianças sobre a  preservação do meio ambiente, garantindo muita interação e a diversão de todos. O personagem é interpretado pelo sargento da Polícia Militar Ambiental, Marcelo Luciano Pereira Campos.

O gerente de Gestão e Projetos da Energisa, Luzay Lopo, disse que ensinar para as crianças a importância de cuidar do meio ambiente é fundamental, já que elas são multiplicadoras de informação. Ele ensinou aos alunos sobre o sistema de energia elétrica e a importância de plantar espécies de árvores corretas para que a cidade volte a ser mais arborizada sem afetar as redes de eletricidade.

“Levar às crianças a importância de cuidar do meio ambiente é fundamental, já que elas são multiplicadoras de informação. (…) A Energisa não está aqui apenas para ser uma concessão de um serviço público. Ela é parceira das boas iniciativas que vão desenvolver, transformar e fazer o estado brilhar ainda mais”, disse o gerente. Cada criança ganhou a “Cartilha de Segurança com Energia Elétrica” elaborada pela Energisa.

Para a diretora da escola, professora Luzia Benedita de Arruda, é preciso conscientizar as crianças desde pequenas, para que cresçam conscientes e se tornem adultos que respeitem e preservem o meio ambiente. “Foi maravilhoso! Assim, sendo conscientizados desde pequenos, eles terão um futuro melhor, com menos poluição e mais saúde. O que eles aprenderam aqui vão praticar em casa, seja para a preservação das plantas ou através da economia de energia. Que o Verde Novo possa, cada vez mais, visitar as escolas. Gratidão por estarem aqui hoje.”

As crianças prestaram atenção às palestras e participaram ativamente das brincadeiras educativas. O pequeno João Miguel Almeida da Silva, de oito anos, contou exatamente o que aprendeu. “Aprendi que as árvores refrescam o meio ambiente e não pode deixar muito grande porque pode encostar no fio de luz e causar acidentes. E também, se todo mundo  queimar as árvores a gente pode ficar sem ar!”.

A Maria Eduarda Arruda de Souza, de sete anos, explicou direitinho como se planta. “Você faz um bercinho e coloca a muda. Aí coloca água e todo dia tem que molhar ela. São as árvores que dão frutos pra gente comer. Não pode colocar fogo na mata porque vai esquentar ainda mais o ambiente. Nosso mundo tem uma camada para proteger do raio solar, se colocar fumaça vai fazer furinho no raio solar (na camada de ozônio) e o raio solar vai queimar o meio ambiente.”

Sobre o Verde Novo – é um programa de arborização urbana do Poder Judiciário de Mato Grosso, executado em Cooperação Técnica com o Instituto Ação Verde e os municípios aderentes, em parceria com a Energisa, TVCA, Fiagril e Unicred.

O objetivo do programa é o de incentivar o plantio e a manutenção de árvores em Cuiabá, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população. Árvores ajudam na redução da sensação térmica, no aumento da umidade relativa do ar e na purificação do ar.

O Verde Novo engloba atividades teóricas de conscientização ambiental, por meio de palestras, associada ao plantio de árvores em escolas e áreas públicas e privadas, além da distribuição de mudas.

Para saber mais sobre o Programa Verde Novo e como solicitar uma parceria, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou Instagram @projeto.verdenovo

Fonte: TJMT

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress