Como parte das ações da campanha #OutubroCiberSeguro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) chama a atenção para um golpe comumente praticado por cibercriminosos no WhatsApp, o uso da foto de perfil para se passar pela vítima e solicitar dinheiro a seus conhecidos, amigos e familiares.
Conhecido como Golpe do WhatsApp Falso, pode causar sérios prejuízos financeiros e emocionais.
“A segurança digital é responsabilidade de todos. Ao identificar e denunciar golpes como esse, o cidadão contribui diretamente para um ambiente online mais seguro”, diz a superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Suzana Silva Rodrigues.
Saiba mais sobre como se proteger e denunciar esse tipo de golpe:
Ajuste suas configurações de privacidade no WhatsApp
Acesse Configurações > Privacidade > Foto de perfil e selecione “Meus contatos”. Faça o mesmo com “Visto por último” e “Recado”. Isso limita o acesso à sua imagem e informações pessoais.
Preciso trocar meu chip ou número?
Não. O número usado pelos golpistas é diferente do seu e não tem vínculo com sua linha.
Como eles conseguiram meus contatos?
Provavelmente por meio de vazamentos de dados na internet ou consultas em sistemas de crédito. Suas contas não foram necessariamente invadidas, mas é recomendável trocar as senhas por precaução.
Como denunciar
Registre uma ocorrência na Polícia Civil
Acesse o site da Polícia Civil do seu Estado e registre um boletim de ocorrência online. A formalização é essencial para a investigação.
Não interaja com o número falso
Evite responder ou confrontar os golpistas. Isso pode aumentar o risco de novos golpes.
Comunique seus contatos e redes sociais
Informe amigos, familiares e colegas que há um número se passando por você. Isso ajuda a evitar que outras pessoas caiam no golpe.
Denuncie o número no WhatsApp
Dentro do aplicativo, clique no número suspeito, selecione “Denunciar contato” e siga as instruções. Peça que seus contatos façam o mesmo.
Envie uma denúncia por e-mail ao WhatsApp
Encaminhe um e-mail para [email protected] informando o perfil falso e solicitando a desativação imediata da conta.
A Anatel destaca que o WhatsApp não se caracteriza como serviço de telecomunicações e, portanto, não é regulamentado pela Agência. No entanto, as campanhas de conscientização realizadas pela Anatel, como o #ConexãoSegura e o #MovimentoFiqueEsperto, fazem parte do esforço promovido pelo órgão regulador para combater fraudes como o Golpe do WhatsApp Falso.
No Portal da Anatel, há um espaço dedicado a Dicas contra Fraudes com os golpes atuais mais comuns, criado para orientar e proteger os consumidores. Nele, há a descrição desse e de outros golpes praticados por cibercriminosos, além de dicas de como se proteger e denunciar.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Anatel promove no mês de outubro a campanha #OutubroCiberSeguro, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do combate às ameaças online. Neste mês de outubro, também estão sendo divulgados posts e vídeos informativos nas redes sociais da agência.
Fonte: Agência Gov | Via Anatel



