As agências bancárias em todo o país não estarão abertas para atendimento presencial ao público na próxima quinta-feira, 1º de maio, devido ao feriado do Dia do Trabalho. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
De acordo com o comunicado, as compensações bancárias, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED), não serão efetivadas durante o feriado. O sistema de pagamento instantâneo, o PIX, funcionará normalmente durante o feriado, 24 horas por dia, segundo a federação.
Na sexta-feira, 2 de maio, o atendimento ao público nas agências bancárias será retomado normalmente nas localidades onde não houver feriado estadual ou municipal, ou ponto facultativo.
Contas de consumo
Boletos de cobrança e contas de consumo (como água, energia e telefone) com data de vencimento no dia 1º de maio poderão ser pagos no dia 2 de maio, sexta-feira, sem acréscimo de encargos, nas cidades onde não houver feriado local. A Febraban lembra que o sábado não é considerado dia útil para fins de liquidação financeira.
Em relação aos tributos e impostos com vencimento no feriado, a orientação é que o pagamento seja antecipado para evitar a cobrança de juros e multas, uma vez que não haverá compensação bancária no dia 1º de maio.
Meios eletrônicos
A Febraban destaca que os clientes têm à disposição diversos canais eletrônicos para realizar operações bancárias durante o feriado. As áreas de autoatendimento nas agências, internet banking, mobile banking, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários podem ser utilizados para serviços como pagamentos, transferências, consultas de saldo e extrato.
Fonte: Estadão