O Desembargador José Zuquim Nogueira foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), para o biênio 2025/2026, em sessão do Pleno na tarde desta quinta-feira (10). Também foi eleita como vice-presidente a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho e como corregedor-geral o desembargador José Luiz Leite Lindote.
O desembargador José Zuquim Nogueira foi eleito com 19 votos, a desembargadora Nilza Maria foi eleita com 35 votos e o desembargador José Luiz Leite Lindote foi eleito com 19 votos.
Após a polêmica com o afastamento dos desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes, por suspeitas de venda de decisões judiciais, os membros da Corte estadual passaram a defender a unidade no TJ. O desembargador Gilberto Giraldelli, por exemplo, ao lançar seu nome, afirmou que gostaria de ser escolhido por unanimidade para o cargo. No entanto, ele recebeu 17 votos, sendo derrotado por Zuquim.
Para o cargo de vice-presidente apenas a desembargadora Nilza Maria entrou na disputa. A princípio a desembargadora Serly Marcondes Alves também havia se candidatado, mas decidiu retirar seu nome.
Para o cargo de corregedor-geral José Luiz Leite Lindote concorreu com o desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira. Os desembargadores Rui Ramos e Antônia Siqueira Gonçalves também haviam se inscrito para concorrer ao cargo, mas ela acabou retirando seu nome da disputa e ele teve a candidatura impugnada porque ocupou o cargo de presidente alguns anos atrás e por isso estaria impedido pela lei.