A Comissão de Atenção à Pessoa Idosa participou de uma reunião no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) marcando um importante avanço nas políticas públicas voltadas à terceira idade. Na oportunidade, o TCE-MT solicitou um levantamento detalhado sobre a política do idoso nos municípios, mapeando a existência e o funcionamento dos Conselhos Municipais do Idoso e dos Fundos Municipais do Idoso. Esses dados serão cruciais para uma futura auditoria operacional do TCE-MT e, principalmente, para a implantação da Rede Nacional de Atenção à Pessoa Idosa (RENADI) no estado.
Durante o encontro, o Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Cuiabá (COMDIPI), Jerônimo Urei, compartilhou a valiosa experiência em Cuiabá, reforçando o compromisso em trabalhar em conjunto para a implementação da RENADI-MT. Desde a criação do Fundo Municipal do Idoso em 2016, durante a gestão da então primeira-dama Virgínia Mendes, o COMDIPI tem se destacado como um dos conselhos mais experientes e atuantes do estado, mostrando efetividade na captação de recursos e na aplicação em políticas que beneficiam diretamente a população idosa.
“O Conselho de Cuiabá tem mantido sua atuação ativa, sendo um dos poucos que possui o Fundo em funcionamento e aumentando sua captação de recursos ano a ano, graças ao apoio de todos os Conselheiros que passam por capacitações constantes e trocas de experiências com outros estados, principalmente de Porto Alegre – RS. Estamos à disposição para ajudar outros municípios do estado para a troca de experiências”, afirmou Jerônimo.
Consultada pelo site Olhar Gospel, Virgínia Mendes, atual primeira-dama do estado que foi peça-chave na criação do Fundo em Cuiabá, expressou seu orgulho ao ver a continuidade das ações iniciadas em 2016. “É motivo de muito orgulho ver a continuidade dessa ação que almejamos quando ainda atuava como voluntária nas ações sociais em Cuiabá. Ampliar esse fundo aos municípios mato-grossenses é extremamente importante, pois sabemos que, nos próximos anos, o número de pessoas idosas tende a crescer. Precisamos de políticas públicas eficientes para fomentar a qualidade de vida de pessoas que, durante toda a vida, contribuíram para o desenvolvimento de nosso estado”, refletiu Virgínia.
Com um histórico de atuação consolidada e um compromisso contínuo com a melhoria das políticas para a terceira idade, o COMDIPI surgi como um ótimo exemplo a ser seguido em Mato Grosso, liderando esforços que impactam positivamente a vida dos idosos.