Conselho da Pessoa Idosa de Cuiabá acompanha a implementação da rede de proteção aos idosos em Mato Grosso

Esta semana foi marcada pela criação do Grupo de Trabalho na Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), que ficará responsável em implementar a Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa em Mato Grosso. Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cuiabá (COMDIPI), Jerônimo Urei. este é um avanço significativo para formação desse trabalho integrado de defesa e proteção aos idosos.

O grupo, que possui caráter consultivo e operacional, tem a missão de articular estratégias que garantam a segurança e o bem-estar da população idosa em Mato Grosso. No decorrer da primeira reunião do Comitê de Amparo e Proteção da Pessoa Idosa, realizada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social e Cidadania, Grasielle Paes Silva Bugalho, apresentou uma minuta do decreto a ser revisado antes de ser encaminhado ao Governador do Estado. Além disso, um grupo de coordenadores foi designado para planejar visitas a estados que já implementaram redes de proteção eficazes para a população idosa. O desembargador Orlando Perri foi escolhido para liderar essas atividades fundamentais.

“É de suma importância à formação desta rede que reunirá todas as instituições e entidades relevantes para aumentar a eficácia das ações, além de interligar os esforços de Mato Grosso com redes de outros estados”, declarou o desembargador Orlando Perri.

Jerônimo Urei, explicou que o COMDIPI está comprometido em assegurar que as iniciativas de proteção aos idosos sejam implementadas de forma efetiva. “Juntos, buscamos um sistema articulado e descentralizado de proteção aos direitos humanos da pessoa idosa, promovendo uma vida digna e segura para essa população tão importante em Cuiabá e em todo o estado”.

A RENADI/MT será composta por diversas entidades, incluindo o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o Tribunal de Justiça (TJMT), o Ministério Público (MPMT), o Governo do Estado, a Defensoria Pública (DPMT), o Conselho Estadual de Direito do Idoso, e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), além do próprio COMDIPI e outras instituições parceiras.

A RENADI – Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa – é uma organização que atua em colaboração com a sociedade civil e o governo, buscando implementar um sistema articulado e descentralizado de proteção dos direitos humanos da pessoa idosa.

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress