Mato Grosso é o terceiro estado que mais avançou na alfabetização na idade certa em 2023. O Estado registrou um avanço significativo no Índice de Crianças Alfabetizadas na Idade Certa, ocupando o 11º lugar no país. O dado foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), durante reunião em Brasília, em maio deste ano.
Conforme levantamento do MEC, Mato Grosso saltou de 22% de crianças alfabetizadas na idade certa, em 2021, para 55%, em 2023, ultrapassando a meta estipulada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), que era de 52%. Na evolução registrada entre 2021 e 2023, Mato Grosso apresentou o 3º melhor avanço entre todos os Estados e o Distrito Federal, quando passou da 20ª para a 11ª posição.
“Mato Grosso tem compromisso com a alfabetização, pois a capacidade de ler e escrever é um fator importante na vida das crianças. Com ensino e aprendizagem de qualidade e por meio do regime de colaboração com os municípios estamos proporcionando o crescimento das crianças com uma educação básica consolidada e uma alfabetização eficaz”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Alfabetiza MT
O Alfabetiza MT foi lançado em julho de 2021 como ação fundamental para recuperar a alfabetização no pós-pandemia. Já em 2022, o programa alcançou todos os municípios. As formações de gestores e professores da educação infantil e alfabetização, alcançaram mais de 25 mil profissionais ao longo desses anos. Além disso, mais de 233 mil estudantes e professores do 1° e 2° anos receberam material didático complementar em 2023 e 2024, por meio do componente de criação de material didático e metodologias.
O Prêmio Alfabetiza MT, que integra uma das ações do Programa Alfabetiza MT, reafirma o compromisso do Governo com o regime de colaboração e também com o zelo pela alfabetização na idade certa, até os sete anos de idade, de todas as crianças mato-grossenses.
Em julho de 2024, o projeto premiou as 100 escolas das redes estadual e municipal de educação com os melhores índices de alfabetização do Estado, reunindo mais de 500 profissionais da educação, em uma solenidade em Cuiabá.
“O objetivo do Prêmio Alfabetiza MT é incentivar a aprendizagem na idade certa, por meio da transferência de recursos financeiros para as 100 escolas públicas que obtiverem os melhores resultados de alfabetização”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.