O feriado do dia do trabalhador, nesta quinta-feira, 1º de maio, vai alterar o funcionamento dos bancos em todo o Brasil. As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público.
O aviso é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em nota, a instituição informou que as compensações bancárias não serão efetivadas neste dia, incluindo transações via TED. No caso do Pix, o funcionamento segue inalterado.
Na sexta-feira, o atendimento ao público segue normalmente nas localidades onde não há feriado estadual ou municipal ou há ponto facultativo, conforme a Febraban.
Boletos de cobrança e contas de consumo como água, energia, telefone, com vencimento no feriado, poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta-feira, nas localidades onde não há feriado. “O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão, não há liquidação financeira”, completou a Federação.
Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa. Neste caso, de acordo com o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, os pagamentos podem ser feitos via canais digitais.
“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, explicou Faria.
Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Fonte: Jornal o Tempo