Propaganda SkyImob

Saiba por que o Dia das Mães é no segundo domingo de maio e conheça sua inventora (que se arrependeu)

O Dia das Mães se aproxima. Celebrado sempre no segundo domingo de maio, neste ano ele cai no dia 11. E você sabe o porquê da adoção deste período do ano? É uma história com mais de um século de tradição.

Tudo começou no segundo domingo de maio de 1907, nos EUA. A norte-americana Anna Jarvis decidiu homenagear sua mãe, falecida três anos antes, no dia 9 de maio, e, assim, honrar todas as mães. Na igreja, ela distribuiu cravos brancos, a flor favorita de sua mãe. A iniciativa se espalhou e, rapidamente, o comércio se apropriou dela — o primeiro mercado com preços inflados foi justamente o das flores. A própria Ann Jarvis ficou enfurecida com o viés comercial que data tomou nos anos seguintes e deixou de comemorar o Dia das Mães.

Em 1914, o então presidente Woodrow Wilson oficializou a inclusão do Dia das Mães no calendário de feriados dos EUA como o segundo domingo de maio. O Brasil passou a adotar a data oficialmente em 1932, quando o presidente Getúlio Vargas também decretou que o Dia das Mães seria comemorado no segundo domingo de maio.

Passado mais de um século desde o primeiro Dia das Mães, o caráter comercial da data é inescapável. O faturamento do comércio no período só perde para o Natal. 

Fonte: Jornal O Tempo

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress