Celebração ao Mês do Idoso em Cuiabá promove integração de Secretarias e fortalecimento de direitos

Outubro é um mês especial para a comunidade idosa, celebrando tanto o Dia Internacional quanto o Dia Nacional do Idoso. Em comemoração, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiências (SADHPD), através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e com apoio institucional do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), promoveu uma programação diversificada de ações inclusivas e informativas nos Centros de Convivência de Idosos (CCIs) ao longo de todo o mês. Essas atividades visam não apenas celebrar, mas também fortalecer os direitos e a qualidade de vida dos idosos em Cuiabá.

Jerônimo Urei, presidente do COMDIPI, destacou a importância da integração intersecretarial, alinhando esforços para atender às diversas necessidades dos idosos. “Este ano, conseguimos integrar várias secretarias na realização destas ações. Este é um antigo desejo do COMDIPI, pois as necessidades dos idosos são transversais e, por isso, necessitamos da participação de várias secretarias,” enfatizou Urei, realçando a necessidade de continuar essa articulação com a futura gestão de Cuiabá.

Jenail Luciana de Almeida, gerente de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e membro do COMDIPI, destacou a variedade de atividades oferecidas aos idosos nos CCIs, que só em Cuiabá atendem mais de mil participantes cadastrados. “Oferecemos hidroginástica, ginástica, crochê, oficinas, jogos da memória, passeios culturais, entre outras atividades. É crucial a participação de outras secretarias, pois as demandas dos idosos são multidisciplinares”, explicou.

A parceria com o Ministério Público e a Defensoria Pública também foi um destaque da programação comemorativa. Houve a participação do delegado Marcos Veloso, da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI), que conduziu palestras informativas sobre o trabalho do órgão nos CCIs. “A programação buscou, além de trazer lazer, orientar e conscientizar os idosos quanto aos riscos de golpes e nos cuidados com o endividamento devido a empréstimos. Em alguns casos, mobilizamos ajuda para a renegociação dessas dívidas e combater juros abusivos,” informou Jenail.

Outro destaque da programação foi a participação de Dona Anita Caporossi, decana de 90 anos, que inspirou muitos outros idosos em momentos de diálogo sobre ser idoso na contemporaneidade e o acesso aos direitos. Ademais, houve a distribuição da cartilha do idoso pelo COMDIPI, e a disseminação de informações sobre os direitos do idoso também foram pontos principais deste mês comemorativo.

O comprometimento em não apenas promover atividades recreativas, mas também em garantir o acesso a direitos e informações, reitera o compromisso do COMDIPI. Além disso, o papel do Conselho Municipal é fundamental na promoção da qualidade de vida dos idosos e na defesa de seus direitos. A colaboração contínua entre o conselho municipal e as secretarias municipais fortalece a rede de apoio, assegurando que as políticas de cuidado e proteção dos idosos se materializem de forma eficaz e abrangente, garantindo dignidade e respeito a este público.

As ações do Mês do Idoso terão seu encerramento na manhã do dia 30 de outubro, no CCI Padre Firmo, com a participação especial do SADHPD, do Comdipi, da DEDCPI, do Ministério Público e da Defensoria Pública. Este evento final marca um importante momento de reflexão e fortalecimento das políticas voltadas para a pessoa idosa.

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress