Lar dos Idosos é usado para retiro religioso de carnaval; padre afirma ser “teste de estrutura”

Desde a inauguração do “Lar dos Idosos Bem Viver” em setembro de 2025, o local ainda não foi liberado para as atividades previstas com o pessoal da terceira idade. Contudo, neste feriado de Carnaval de 2026, os moradores do bairro Anchieta notaram uma movimentação diferente da usual e se questionaram o motivo, já que os idosos ainda não usufruíram do espaço a eles destinado.

Na realidade, tratava-se de um retiro religioso de carnaval realizado pela Diocese de Barra do Garças, por meio do Setor Diocesano da Juventude. O evento aconteceu de 14 a 17 de fevereiro.

Em uma apuração realizada pela equipe de reportagem da TV Cidade, o padre Cristiano Ribeiro Dias, responsável pela paróquia Nossa Senhora da Guia e gestor do Lar dos Idosos, afirmou que o espaço ainda não foi utilizado para acolher o público porque parte dos móveis, que foram comprados com recursos destinados pela primeira-dama Virgínia Mendes, passou pelo processo de licitação e que, por essa razão, ainda não chegou, mas que está no prazo de até 60 dias.

Mesmo após cinco meses da cerimônia de inauguração que reuniu personalidades importantes da política estadual, o gestor afirmou que o Lar dos Idosos ainda não tem funcionários e que esse também seria um motivo para não receber os beneficiários.

Os móveis do Lar dos Idosos foram garantidos pela primeira-dama do estado que participou da cerimônia de inauguração em setembro de 2025 e, no ato solene da entrega, uma parte da mobília já estava no espaço.

Procurado para informações sobre a utilização do espaço para retiro religioso de carnaval voltado para jovens, o padre Cristiano afirmou em nota que o evento serviu como um “teste de funcionamento” do ambiente.

“O local, que ainda não está em pleno funcionamento, passou por essa utilização como fase de teste. O objetivo principal foi verificar o funcionamento das instalações como banheiros, cozinha, refeitório, climatização, fornecimento de água, energia e saneamento básico para garantir que tudo esteja em perfeitas condições antes do início oficial das atividades prevista para março”.

Além disso o gestor afirma em nota que o retiro foi uma “medida de prevenção”, para realizar ajustes necessários em construções novas, pensando na segurança dos cerca de 80 idosos que serão atendidos no local.

A reportagem procurou a Secretaria de Assistência Social de Barra do Garças para tentar esclarecer a situação. A secretária da pasta, Renata Bilego, afirmou que o Lar dos Idosos está sob tutela da Associação Padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo.

Questionada se havia sido informada sobre o retiro, a secretária disse que “a Assistência Social realiza constantes reuniões com o padre e com a associação”.

Os retiros espirituais de Carnaval são muito comuns nesta época do ano e funcionam como uma alternativa das celebrações usuais para pessoas que buscam se conectar com seus guias espirituais ou para uma jornada de autoconhecimento. É natural que valores mesmo que irrisórios (R$ 80,00) sejam cobrados dos participantes para arcar com as despesas do evento, que podem incluir o aluguel de espaços para realização, alimentação e transporte.

O Lar dos Idosos Bem Viver foi viabilizado após investimento de cerca de R$ 4 milhões, por meio de emendas parlamentares do deputado estadual Dr. Eugênio, um acordo entre o Ministério Público e a Associação Médica do Araguaia, e também recursos próprios do município.

Fonte: Portal Semana 7

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress