Uma mulher, de 24 anos, foi presa, nesta terça-feira (12), suspeita de furtar mais de R$ 65 mil de idosos que vivem em um abrigo, onde ela trabalhava como cuidadora, em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá. Ela era responsável por guardar e administrar os cartões bancários dos residentes.
De acordo com a Polícia Civil, a funcionária aproveitava da função para sacar valores referentes a aposentadorias e outros benefícios, utilizando o dinheiro para uso pessoal.
Ela foi presa em flagrante e deve responder pelo crime de furto qualificado, cometido com abuso de confiança. A pena pode variar de dois a oito anos de prisão.
Operação Aliança de Sangue
Em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, um grupo suspeito de aplicar golpes em mais de 400 mil aposentados e pensionistas foi alvo da Operação Aliança de Sangue, deflagrada pela Polícia Civil nesta terça-feira (12). As investigações identificaram mais de 30 vítimas e um prejuízo de mais de R$ 400 mil.
A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra seis suspeitos identificados durante as investigações. Além disso, foi determinado o bloqueio de contas bancárias, o sequestro de bens e a suspensão das atividades comerciais de uma empresa envolvida.
O delegado André Monteiro, responsável pelo caso, informou que cinco integrantes do grupo são da mesma família. A Polícia Civil explicou que o grupo atuava como uma espécie de agentes de crédito autorizado a intermediar empréstimos e financiamentos. Eles se aproveitavam de clientes com baixa escolaridade, pouco conhecimento tecnológico e, em alguns casos, transtornos mentais.
Dicas de segurança
A polícia alerta a população, tanto jovens quanto idosos, para que tenha cuidado ao fornecer informações pessoais. Em caso de dúvidas, o recomendado é procurar os canais oficiais da Previdência Social ou de qualquer outro órgão de qual o benefício está sendo ofertado. Em caso de golpe, a vítima deve procurar a delegacia mais próxima.
Confira algumas dicas que podem previnir golpes:
- Nunca forneça informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou mensagens a estranhos que se dizem funcionários de alguma loja ou banco.
- Prefira contatar o gerente da sua conta, ou por um telefone de contato conhecido e seguro.
- Na dúvida, não faça a transação pela internet ou aplicativo, e busque a agência bancária.
- Não aceite ajuda de desconhecidos quando estiver usando o caixa eletrônico, essa pessoa pode trocar o seu cartão bancário.
- Monitore suas contas bancárias e de cartão de crédito regularmente.
- Use antivírus atualizado em seus dispositivos eletrônicos; muitos malwares e vírus têm a função de roubar seus dados para utilização.
- Evite usar links recebidos por mensagens ou SMS.
- Prefira usar o site oficial de lojas e bancos – que tenha o cadeado ao lado – para se certificar que o endereço é seguro.
- Caso receba algum telefonema de uma central alegando que foi constatada uma compra indevida em seu cartão, desligue e retorne a ligação para o seu gerente ou para o telefone da central que consta no cartão. Os golpistas usam telefones parecidos com os dos bancos e lojas, para dificultar a percepção da fraude.
- Se perceber que caiu em um golpe, imediatamente ligue para a central do banco. Avise o gerente e faça um boletim de ocorrência.
Fonte: G1MT