Prefeitura de Cuiabá Avança na Construção da Sede do Instituto de Longa Permanência para Idosos

O prefeito Abilio Brunini participou, nesta semana, de uma reunião na Procuradoria Geral da Justiça para discutir os detalhes da construção da nova sede do Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O espaço, que terá 208 vagas, sendo 104 para acolhimento integral e outras 104 para o serviço de Centro-Dia, especializado em atendimento a idosos, promete ser um marco no atendimento à terceira idade na cidade.

O encontro contou com a presença do Procurador Geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, da promotora de Justiça Fânia Amorim, do procurador-geral do município, Luiz Antônio Araújo Júnior, e da secretária adjunta de Assistência Social, Hélida Vilela. Durante a reunião, ficou definido que a obra será financiada com um investimento de R$ 11 milhões pelo governo do Estado, além de uma contrapartida de R$ 2 milhões da Prefeitura de Cuiabá. A construção também será parcialmente viabilizada por uma emenda parlamentar da ex-deputada federal Amália Barros (em memória).

O terreno para a construção, situado próximo ao Hospital do Câncer, será doado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), e o projeto de engenharia será a cargo da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM).

“O cuidado com a terceira idade é um dos pilares da nossa gestão. Estamos comprometidos em avançar com políticas públicas que atendem essa população, e o diálogo com o Ministério Público e demais instituições é fundamental para o sucesso desses projetos”, afirmou o prefeito Abílio Brunini.

A promotora Fânia Amorim destacou a importância do projeto, lembrando que a ação civil pública do Ministério Público Estadual, que originou a necessidade dessa construção em 2014, já transitou em julgada, ou seja, não pode mais ser contestada judicialmente. Para ela, a ação do prefeito foi um marco, sendo ele o primeiro a buscar uma solução concreta para a construção do espaço.

“É essencial que haja uma autoridade disposta a dialogar e resolver questões tão importantes para a população. A reunião foi muito produtiva”, ressaltou Fânia.

O Procurador Geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, também liderou o envolvimento do prefeito, expressando sua satisfação com a agilidade no andamento do projeto. “A disposição para resolver e acelerar esse processo é evidente, o que é fundamental para a construção de um espaço tão relevante para a terceira idade”, concluiu.

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress