Um dia após o encerramento do Encontro Mato-grossense dos Municípios, um grupo de prefeitos participou de uma visita institucional ao presidente do Tribunal de Contas (TCE/MT), conselheiro Sérgio Ricardo. Durante o encontro, nesta quinta-feira (20), os gestores apresentaram demandas e ressaltaram a importância do diálogo constante com o órgão de controle externo.
A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães, destacou o apoio do Tribunal às prefeituras e a parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) em diversas iniciativas. “O encontro realizado esta semana em parceria com a AMM foi marcante para o estado”.
Na ocasião, os gestores também apresentaram algumas dificuldades enfrentadas neste início de mandato. Em Confresa, localizado a cerca de 1.100 quilômetros de Cuiabá, o prefeito Ricardo Babinski falou sobre demandas na área de infraestrutura, como recuperação de rodovias.
O presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, destacou que o Tribunal vai auxiliar os prefeitos de forma efetiva para garantir eficiência, transparência e desenvolvimento para os municípios. O conselheiro adiantou que no começo de março terá início um curso on-line sobre o sistema Aplic ( Auditoria Pública Informatizada de Contas). O objetivo é preparar a equipe técnica das prefeituras para a prestação de contas informatizada, orientando sobre os prazos e procedimentos a serem cumpridos pelos jurisdicionados.
Além disso, o presidente do TCE anunciou a prorrogação do envio de cargas do Aplic pelas prefeituras. Equipe técnica do Tribunal está fazendo um estudo sobre as cargas incluídas nessa dilação de prazo e nos próximos dias vai informar todos os municípios sobre a nova data-limite. “O Tribunal quer ajudar os prefeitos. Fico muito feliz quando termino o ano e não há contas de prefeituras reprovadas”, frisou.
Participaram da visita os seguintes prefeitos: Ari do Prado (Gaúcha do Norte), Francieli Magalhães (Santo Antônio de Leverger), Jeovan Faria (Campinápolis), Juliano Berticelli (Ipiranga do Norte), Margareth Gonçalves (Barão de Melgaço), Moises Ferreira de Jesus (Cotriguaçu), Natal Alves de Assis Sobrinho (Planalto da Serra), Neuilson da Silva Lima (Canabrava do Norte), Reginaldo Martins Del Colle (Nova Nazaré), Ricardo Babinski (Confresa) e Vanderlei Antônio de Abreu (Porto dos Gaúchos). A AMM foi representada pelo secretário executivo Willian Moraes.
Fonte: Agência de Notícias da AMM