Com a população idosa em Cuiabá crescendo cinco vezes desde 2000, o presidente do COMDIPI destaca a falta de atendimento adequado e recursos, além da necessidade urgente de ampliação das Instituições de Longa Permanência e melhorias nos Centros de Convivência
O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), advogado Jerônimo Urei, participou da 3ª Reunião Ordinária da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Idosos e Pessoas com Deficiência da Câmara de Cuiabá. A reunião foi presidida pela vereadora Maysa Leão (Republicanos), e contou com a presença dos vereadores Michelly Alencar (União Brasil) e Doutor Luiz Fernando (União Brasil), ambos membros da comissão.
Urei, que atua há mais de uma década em defesa dos direitos dos idosos, apresentou um panorama da situação e entregou um ofício com demandas que são essenciais e urgentes para o atendimento dos idosos em Cuiabá. Ele mencionou que, desde 2019, já se discute a necessidade de uma nova Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), um esforço que tem avançado graças à articulação do COMDIPI com o Ministério Público e o desembargador do Tribunal de Justiça, Orlando Perri. Além disso, Urei expressou preocupações sobre os Centros de Convivência do Idoso, que têm falhado em oferecer atividades e recursos básicos, como alimentação, apontando a falta de reformas e manutenção nos espaços de interação entre os idosos.
“Em 2000, quando foram construídos quatro CCIs, tínhamos 3,65% da população idosa em Cuiabá, cerca de 17.631 idosos. Hoje, a população idosa é cinco vezes maior, totalizando mais de 85 mil idosos, conforme o censo do IBGE de 2022. O que vemos é o descaso do poder público municipal, evidenciado pela fila de espera por vagas nos CCIs e ILPIs, a falta de atividades e a ausência de manutenção nos centros. Precisamos ampliar o atendimento para os idosos da nossa cidade”, destacou Urei.
O representante do Conselho criticou a justificativa de falta de recursos e sugeriu uma revisão do orçamento municipal para que mais fundos sejam alocados à Secretaria de Assistência Social. Urei também cobrou uma abordagem transversal, sugerindo a integração de ações de diferentes secretarias, como Cultura, Esporte e Lazer, e Saúde, nos Centros de Convivência dos Idosos. “Essas atividades colaborativas são essenciais e deveriam ser oferecidas em conjunto para melhorar a qualidade de vida dos idosos atendidos”, explicou.
Urei completou: “É vergonhoso para um estado rico como Mato Grosso enviar idosos para outros estados devido à falta de vagas em ILPIs. Esta é mais uma tentativa de diálogo em busca de uma solução eficaz. Contudo, se necessário, o Conselho poderá entrar com uma ação civil pública, pois a demanda é urgente.”
O presidente do COMDIPI expressou sua esperança de que as demandas sejam acolhidas pela comissão e pela nova gestão da prefeitura. Ele apresentou seis pontos, incluindo a implementação de um centro de convivência na região oeste de Cuiabá e a sensibilização das secretarias para oferecer serviços à população idosa, principalmente nos centros de convivência.
Durante a reunião, a vereadora Maysa Leão reconheceu a realidade dos idosos em Cuiabá, afirmando que eles não têm recebido o atendimento e o respeito que merecem. Ela enfatizou que é responsabilidade da comissão discutir e propor melhorias para essa população. Na mesma linha, a vereadora Michelly Alencar ressaltou a importância de priorizar políticas públicas voltadas para os idosos, reafirmando seu compromisso com pautas que valorizam essa faixa etária. Ambas se comprometeram a articular e destinar emendas parlamentares para os CCIs.
Maysa enfatizou que a abordagem deve ser tanto humanitária quanto econômica, ressaltando que negligenciar o atendimento aos idosos resulta em custos maiores para o município, já que a falta de cuidados pode levar à dependência e ao aumento de despesas relacionadas à saúde. Ela garantiu que a administração tem a obrigação de atender essas demandas e se comprometeu a trabalhar para que se tornem realidade, destacando a importância da dignidade humana e da prevenção de doenças.
A vereadora Michelly Alencar também agradeceu as contribuições de Urei e reconheceu a necessidade de levar essas questões à nova gestão. Ela destacou a urgência de readequação orçamentária, dado os cortes significativos nos serviços para idosos nos últimos anos. Michelly se comprometeu a destinar uma emenda orçamentária para atender as necessidades que foram apresentadas e reafirmou seu apoio para que os serviços básicos nos centros de convivência sejam restabelecidos e mantidos.
Com essa atuação, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI) reafirmou seu compromisso em cobrar e fiscalizar o poder público, garantindo que os direitos dos idosos em Cuiabá sejam respeitados e atendidos de forma digna e eficiente.
Assista à reunião completa da Comissão no Canal da Câmara Municipal de Cuiabá no YouTube: