“Aulões da Seduc ajudam estudantes que não têm acesso a cursinhos pagos”, afirma aluno da Rede Estadual

Guilherme Botelho e Marcos Caíque participam do Pré-Enem, Digit@l na EE Dione Augusta - Foto por: Rodrigo Fonseca

O estudante Marcos Caíque, de 18 anos, afirmou que os aulões da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) têm sido fundamentais para prepará-lo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão nos dias 03 e 10 de novembro.

“Os aulões presenciais estão ajudando estudantes que não têm acesso a cursinhos pagos. Nos ajuda também a desenvolver melhor o conteúdo, principalmente a redação que acaba sendo um bicho de sete cabeças”, comentou o aluno 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza, em Cuiabá.

A Seduc intensificou a preparação dos estudantes para o Enem com a realização de uma série de aulões presenciais, nesta quarta (09.10) e quinta-feira (10.10), em oito escolas de Cuiabá e de Várzea Grande.

A ação faz parte do programa Pré-Enem Digit@l MT, que recebeu inscrições de cerca de 18 mil estudantes na edição deste ano, para todas as 13  Diretorias Regionais (DREs). Esta é uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que busca colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

O aluno Guilherme Botelho, de 17 anos, destacou que o ensino e a relevância dos conteúdos selecionados pelos professores vão além do ensino tradicional. “O material didático é excelente e nos deixa mais seguros para o dia da prova”, disse.

A assistente social da Escola Dione Augusta, Edmarcia Nunes, apontou que a oferta de um cursinho gratuito aumenta as chances de ingresso do estudante no ensino superior. “Ele proporciona uma oportunidade que muitos não teriam por conta da renda familiar. Isso engrandece não apenas o estudante, mas toda a sua família”, avaliou.

O secretário Alan Porto apontou que o objetivo dos aulões é deixar os alunos mais preparados e menos ansiosos para o exame. “Essa sensação de estar bem preparado é crucial, pois o Enem exige não apenas conhecimento, mas também uma boa gestão emocional durante as avaliações”, pontuou.

As aulas são conduzidas por professores da Letrus Tecnologia Educacional, que abordam temas que tenham chance de aparecer nas provas. Cada aulão, com duração de cerca de 1h30, permite uma imersão no conteúdo e uma interação entre alunos e professores.

Além disso, a Seduc disponibilizou kits de materiais didáticos, aulas online, podcasts com professores, premiação para estudantes destaques nas redações e nos simulados, aulões em municípios fora das sedes das DREs, inclusive em comunidades indígenas, e até um plantão tira-dúvidas por meio da Plataforma Univirtus, em parceria da Fundação Wilson Picler/Uninter.

“Isso mostra que há compromisso do Governo de Mato Grosso com a qualidade da educação e com o futuro dos nossos jovens”, concluiu Alan Porto.

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress