Proposta cria cadastro de condenado por violência contra pessoa idosa

O Projeto de Lei 2217/24 cria um cadastro de condenados por violência contra pessoas idosas. O texto prevê um banco de dados com nomes de condenados com sentença transitada em julgado por crimes contra pessoas idosas. Entre os dados estão informações pessoais, identificação biométrica, endereço, relação entre autor e vítima. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O poder público deverá fornecer meios para alimentar o cadastro, com comunicação entre entidades de segurança pública federal e estaduais para compartilhar informações.

Para o deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), autor da proposta, haverá diminuição na quantidade de crimes cometidos contra pessoas idosas, pois irá existir mais uma fonte de consulta para alertar a comunidade. “Pelo tamanho de nossa nação, é imprescindível que seja adotado um banco de dados nacional de informações de pessoas criminosas que praticaram crimes e fogem para outro estado”, disse.

Nos primeiros três meses de 2024, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) registrou 43 mil denúncias de violações contra pessoas idosas. No mesmo período de 2023, foram 33,5 mil registros – aumento de 30%.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada por deputados e senadores.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícia

Golpe do falso curador expõe fragilidade do INSS

Não bastasse a enxurrada de fraudes previdenciárias que assola o país, um novo golpe tem ameaçado aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Aleatoriamente, criminosos executam um procedimento complexo de invadir a conta gov de idosos mentalmente capazes e passam a tratá-los como

Leia mais »
Saúde

É possível reduzir a idade biológica?

Costumamos culpar a genética quando algo não vai bem na saúde: pressão alta, colesterol fora de controle, diabetes precoce. Mas a ciência mostra que esse argumento é frágil. Apenas 20% da nossa saúde pode ser atribuída ao que herdamos dos

Leia mais »
plugins premium WordPress